20100530

já posso dormir

Stephen Malkmus (Pavement) • Primavera Sound 2010
[photo: Pitchfork]

20100526

primavera countdown


#1 PAVEMENT
27/28 Maio • 01:00

As razões para figurarem neste top: Slanted and Enchanted; Crooked Rain, Crooked Rain; Wowee Zowee; Brighten the Corners; Terror Twilight. Onze anos depois as preces foram ouvidas, como falhar a oportunidade? Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100525

primavera countdown


#2 HARLEM
28 Maio • 18:00

As razões para figurarem neste top: Para além de tudo aquilo que já foi dito aqui antes, são os responsáveis pelo disco mais viciante deste ano. Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100524

primavera countdown


#3 THE DRUMS
29 Maio • 21:45

As razões para figurarem neste top: Foram a minha banda-sonora do Verão passado. A banda revelação de 2009 promete vir a ser a banda do ano em 2010. O entusiasmo aqui deixado, em Junho passado, ainda não esmoreceu um pouco que seja passados todos estes meses. E antes que um qualquer azar aconteça que os impeça de tocar por cá em Julho, o melhor mesmo é nem arriscar. Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100523

amintiri din epoca de aur - cristian mungiu, razvan marculescu, hanno höfer, ioana uricaru, constantin popescu


O cinema romeno especializou-se em mostrar ao mundo o rídiculo do seu passado com efeitos no seu presente. Para cada filme arranjava um dispositivo diferente em que o objectivo final, no entanto, era sempre o mesmo: vejam quão rídiculos nós somos porque os culpados do passado assim o eram. E dessa forma se deram a ver ao mundo. Com sucesso merecido.
Mas eis que chega uma altura em que a mensagem já foi transmitida. Já foi entendida. E a diferença entre entendido e entediado não é apenas formalmente semelhante. Haverá certamente muita gente que irá rir imenso de tudo isto. Os mesmos que ainda se riem com Kusturika, provavelmente.

primavera countdown


#4 THE SMITH WESTERNS
27 Maio • 21:45

As razões para figurarem neste top: A incapacidade de conseguirem reproduzir as pérolas pop por eles próprios criadas só os torna mais sedutores. Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100522

primavera countdown


#5 GANGLIANS
28 Maio • 20:30

As razões para figurarem neste top: Uma banda que mistura a pop dos Beach Boys com rock mais fricalhoco, e tudo isto com uma sonoridade lo-fi, merece todo o respeito e admiração. Para além disso, existe o que foi escrito aqui. Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100521

primavera countdown


#6 BEST COAST
28 Maio • 19:15

As razões para figurarem neste top: Alguma da melhor pop tem curto prazo de validade. E antes que o prazo de validade destes Best Coast termine, o melhor mesmo é não perder a oportunidade de com eles partilhar um final de tarde açucarado. Mais razões parecem-me desnecessárias.

letters from europe


"Picture two young Californian girls on holidays in Europe in 1983, recording and sending tapes full of their thoughts and experiences back home to their boyfriends. Here we present those surviving tapes by these very clever and opinionated ladies. A scatalogical, sarcastic, sexy and swinging romp across foreign shores."
by Listener Mindwrecker


20100520

primavera countdown


#7 CROCODILES
27 Maio • 23:15

As razões para figurarem neste top: Não estando a melhor banda de sempre presente no cartaz deste ano do Primavera (Jesus and Mary Chain, quem mais?!), resta-nos ir ver e ouvir como se portam em palco estes seus afilhados. Para além disso, a pop de algodão doce polvilhada por guitarras em distorção nunca fez mal nenhum. Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100519

primavera countdown


#8 HOPE SANDOVAL & THE WARM INVENTIONS
28 Maio • 17:30

As razões para figurar neste top: Hope Sandoval é... Hope Sandoval. E se durante muitos anos era um dos meus sonhos poder assistir a um dos seus concertos, depois de cumprido esse sonho passei de imediato a ter outro. Qual? Repetir. Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100518

primavera countdown


#9 BEAK>
28 Maio • 20:20

As razões para figurarem neste top: para além do magnífico disco que editaram no ano passado, perdi estupidamente a última passagem dos Portishead pelos palcos e, não sendo a mesma coisa, a toxicidade sonora é feita com ingredientes bastante semelhantes. Mais razões parecem-me desnecessárias.

como desenhar um círculo perfeito - marco martins


Em 2010, o cinema português continua fascinado pelo fumo de cigarros. No entanto, anda por lá Beatriz Batarda que, sozinha, vale meia dúzia de idas ao cinema. Em 2005 Alice prometeu o que em 2010 Marco não conseguiu cumprir. Talvez no próximo...

ian curtis

30 years ago... he lost control.

20100517

primavera countdown


#10 THE WAVE PICTURES
27 Maio • 19:05

As razões para figurarem neste top: fazem-me lembrar os Hefner e deverão ser a banda com a qual irei fazer a minha estreia neste festival. Mais razões parecem-me desnecessárias.

20100515

fish tank - andrea arnold

Talvez o problema seja meu, que já tanto paguei para este peditório. Subúrbios ingleses povoados de gente sem futuro e que tudo faz para esquecer passado e presente. Os feios, porcos e maus do realismo italiano importados para ilhas de sua majestade, aqui transvestidos de gente decadent chic. Já foi visto, bastas vezes, e Arnold nada acrescenta. O que daria uma interessante curta-metragem acabou em penosas duas horas de algo que nem chega a ser cinema. Talvez televisão, cinema é que não.
Mas anda por lá uma Katie Jarvis a merecer atenção futura.

20100514

20100508

se ainda me lembrasse do teu nome, procurava-te hoje mesmo

les herbes folles - alain resnais


Se um dia for grande, também quero ser assim: livre, talvez incompreendido, mas amado. Ou então livre, talvez amado, embora incompreendido. Se um dia for grande... quero ser livre assim. Ainda bem que alguns artistas não anseiam pela idade da reforma.

20100502

when we two parted

Baby, baby, baby
I see you've made yourself all sick again
Didn't I do a good job of pretending?
You're saying that the victim doesn't want it to end
Good, I get to dress up and play the assassin again
It's my favorite
It's got personality

I should have seen this shit coming down the hall
Every night I spent in that bed with you facing the wall
If I could have only once heard you scream
To feel you were alive
Instead of watching you abandoning yourself

Baby, you can open your eyes now
And please allow me to present you with a clue
If I inflict the pain
Then baby only I can comfort you

Out of the night we come
And into the night we go
If it starts to hurt you
Then you have to say so

search and rescue: gentlemen


Há muito me tinha esquecido quão bom este disco é.


SEARCH AND RESCUE #003
Gentlemen by Afghan Whigs [1993]

20100501