20101018

doc lx (7)

A FESTA DOS RAPAZES, de Pierre Primetens

Mágnifico filme! E certamente do melhor que se conseguirá ver nesta edição do Doc Lisboa, pois são raros filmes assim. Em menos de uma hora Primetens consegue não só retratar toda uma região, Trás-Os Montes, cada vez mais deserta, vazia, esquecida, mas também as implicações e rituais da entrada na idade adulta dos seus jovens. Cada vez menos. Quase nenhuns. E se os jovens e seus rituais milenares são o sangue que vai mantendo aquela região viva, há um quase desespero em manter viva essa região tão moribunda. Um desejo quase tão forte como o de manter a chama dos verdes anos sempre viva. É bom poder entrar na idade adulta, ser finalmente um homem, mas...
Tudo isto envolto num saudosismo de fim de festa, quando já se sabe que apenas podemos adiar por mais algum tempo o inevitável. Um saudosismo a algo que ainda nem sequer tem passado. O fim de uma região que ainda não acabou. Que teima em não acabar. Como um adulto que se diz sempre jovem, mesmo desconfiando que, ao longo dos anos, mudou muito. Talvez demasiado.

2 comments:

  1. Por ser um dos rapazes (mais conhecidos por "Caretos") que, com orgulho faço parte da "Festa dos Rapazes" queria aqui deixar o meu agradecimento...não por ter apreciado o documentário mas sim por ter compreendido as nossas angústias...e por nossas digo de toda uma região esquecida, perdida e moribunda.

    Mas ainda assim com pessoas capazes de gritar bem alto...Sou orgulhosamente Transmontano.

    Eduardo Roxo

    ReplyDelete
  2. Quando regiões do nosso país como Trás-Os-Montes ficarem desertas, o país não ficará apenas mais pobre, deixará de ser "este" país. Eu, no meu caso, admito com alguma tristeza que faço parte daqueles que sairam em busca de um sonho. Mas espero um dia poder voltar a uma região, que não sendo no meu caso Trás-Os-Montes, sofre também ela dos mesmos males.
    Espero que continuem a gritar bem alto. Ou que surjam sempre outros a seguir que o façam. E o agradecimento é todo meu. Parabéns! (e não apenas pelo filme)

    ReplyDelete

Comentários