20090413

the clues - the clues

Alguns anos antes dos Arcade Fire terem colocado o Canáda no mapa de muitos melómanos, já este país era alvo das atenções de uma imensa minoria. E muito por culpa de uma editora como a Constellation Records que deu a conhecer bandas como Godspeed You Black Emperor ou A Silver Mt. Zion. Nos últimos anos a Constellation abriu as portas a outras sonoridades e até já conta com os Tindersticks no seu catálogo. E toda esta lição de história para quê? Para apresentar mais uma banda proveniente dessa editora e da cidade de Montreal.

Os The Clues são o mais recente e mais bem guardado segredo oriundo daqueles lados. Contando com ex-membros dos Arcade Fire e dos Unicorns, a sua música é suficientemente esquizofrénica para por vezes soar a Blonde Redhead (Cave Mouth, Crows), como a seguir nos fazer lembrar os Final Fantasy (Perfect Fit) ou uma banda dream-pop francesa que apenas tenha existido nos nossos sonhos (In The Dream, Elope) e que tem em Approach The Throne um dos temas mais viciantes das últimas semanas, ou meses, dependendo da quantidade de música ouvida por quem venha a descobrir esta canção.

E se por uma vez um press-release de uma editora faz sentido, aqui fica um exemplo disso mesmo “Forged from postpunk, no-wave and psych influences, Clues compose a rare breed of complex pop anthems that consistently inscribe their own perfect limits, without overreaching and without pandering. The overriding aesthetic avoids ornate decadence and stringent economy in equal measure. An authentic, unfussy and stirringly epic little sonic world unfolds: idiosyncratic and enigmatic, but exuberantly infectious and approachable.

Mas, obviamente, o melhor mesmo é experimentar.

8.5/10


8 comments:

  1. bastante inventivo
    e com capacidade para seguir diferentes caminhos sonoros sem perder a capacidade de criar melodias que ficam


    (p.s. falei um pouco dos Ride e versões na versão mailing list do bit, se quiseres passar a receber enviar mail para bitsoundblog@gmail.com)

    ReplyDelete
  2. Então pá?! Antes disso, já o Canadá tinha gerado o Neil Young, a Joni Mitchell, e o Leonard Cohen... já para não falar do Bryan Adams e da Celine Dion... :)

    Fiquei curioso com estes Clues e vou já "experimentar".

    ReplyDelete
  3. M.A.: I know, i know... mas no que diz respeito a uma sonoridade mais indie/alternativa/pop-rock ou whatever... concordarás comigo que antes das bandas da Constellation (em meados de '90s) o Canadá quase não fazia parte do mapa musical. Não digo que não existisse boa música lá, mas foi através do surgimento de um movimento de várias bandas com uma sonoridade semelhante que se começou a falar mais de "bandas do Canadá"... e tudo isso levou ao apogeu Arcade Fire. Eu, no meu caso, se tivesse que escolher o meu artista ou banda preferida proveniente do Canadá escolheria o senhor Cohen (por isso não foi esquecimento... apenas economia) :)

    ReplyDelete
  4. Eu tava na reinação, só para justificar a referência às duas últimas "pérolas" :)

    Do antigamente, no espectro indie/alternativo/whatever, lembro-me dos Cowboy Junkies. Há-de haver outras, concerteza, mas não em tão grande quantidade como nesta década.

    ReplyDelete
  5. do Canadá, ainda, a ótima SLOAN, lá dos 90's. recomento "one chord to another", um ótimo disco. e se vier com o disco bônus, fica ainda melhor!! POXA..ninguem lembra do SLOAN,:( hehehe..
    luís

    ReplyDelete
  6. que saudades dos Unicorns! Já os Arcade Fire são "a" banda. Pronto, vou já ouvir.

    ReplyDelete
  7. Os Sloan! Por acaso já nem me lembrava...
    Menina Limão: depois gostaria de saber opinião. boas audições.

    ReplyDelete
  8. ontem ouvi, mas ainda não o suficiente para exprimir uma opinião. se entretanto me esquecer, lembra-me.

    ReplyDelete

Comentários