20090414

l'heure d'été - olivier assayas


A família é um lugar estranho. Ou como escrevia Miguel Esteves Cardoso há muitos anos atrás "Há qualquer coisa de errado na família. A família não funciona. Sei que, como conservador, deveria defender a família. Mas não consigo. A família é indefensável. É um equívoco. É um efeito de economia. A família está a dar cabo das pessoas. E das famílias.".
Talvez este Tempos de Verão, de Olivier Assayas, não seja um olhar assim tão cáustico ou negativo sobre essa instituição. Mas, ao vê-lo, imediatamente me lembrei das palavras do MEC que terei lido há bem mais que dez ou doze anos. E uma memória assim resgatada das profundezas, não nos surge repentinamente sem um motivo. Seja lá qual for esse motivo... que de momento desconheço.
3/5

1 comment:

  1. O Oscar Wilde também sumariou bem os sentimentos relativos à dita instituição: "Felizes são os loucos e os que não têm família".
    A minha família são duas pessoas e um gato. Não é muita. Mas dá-me que fazer. À brava. Sou muito mais feliz quando estão felizes.

    Filmes sobre a disfuncionalidade familiar é o que mais há. E em regra são boa coisa. A ver se espreito esse um destes dias.

    ReplyDelete

Comentários