20090202

the curious case of benjamin button - david fincher

Dá pena ver um realizador como David Fincher perder tempo num projecto destes, que qualquer tarefeiro da Disney conseguiria fazer com resultados semelhantes. Baseando-se num conto de F. Scott Fitzgerald, o argumentista Eric Roth transforma a história absurda de um homem que nasce velho e morre criança, num melodrama sem pinga de fantasia, aproximando perigosamente este O Estranho Caso de Benjamin Button do seu grande sucesso Forrest Gump. Os pontos de contacto são imensos. Infelizmente, desta vez, Roth levou-se demasiado a sério. Narrativamente, no entanto, a principal semelhança talvez seja mesmo com Big Fish, de Tim Burton. A forma de contar a história é idêntica. Mas Burton entrava de cabeça num mundo de fantasia e sentia-se em casa brincando nesse universo. Ao contrário de Fincher, visivelmente peixe fora de àgua neste registo, o realizador de Eduardo Mãos-de-Tesoura transmitia facilmente ao espectador o prazer de contar uma história impossível e bigger than life.
Embora campeão nas nomeações deste ano para os Óscares, Benjamin Button não passa de um daqueles filmes que apenas se aconselham para tardes de domingo chuvosas ou em que a ressaca de saturday night não permita fazer outra coisa qualquer.

1,5/5

6 comments:

  1. Subscrevo inteiramente. O David Fincher desiludiu-me muito. Dele não esperava nada tão morno e desvirtuado.

    ReplyDelete
  2. Morno é uma excelente palavra para descrever a sensação que tive ao ver o filme. É tipo um chá que só sabe bem quando bem quente ou bem gelado. E este Benjamin Button foi mais um cházinho morno... não aquece nem arrefece.
    Obrigado Ritinha pela ajuda que me deste para melhor perceber o que senti ao ver este filme. Morno era a palavra que me faltava. ;)

    ReplyDelete
  3. De nada! Eh Eh
    No fundo é lamentável que te haja sido tão útil nessa catagorização sensorial, sinal inequívoco de um dissabor similar.
    A meia-idade dá cabo de alguns artistas, o Fincher parece ser um desses casos.

    ReplyDelete
  4. A indústria de Hollywood move-se por estranhos caminhos. Eu ainda acredito no David Fincher. O seu único erro em Benjamim Button foi ter aceite realizar um filme que está bem longe do universo em que ele se sente mais à vontade.
    No entanto, basta estar um pouco atento ao que habitualmente acontece em Hollywood para perceber os motivos que levaram Fincher a aceitar este projecto. O seu filme anterior "Zodiac" foi um flop de bilheteira, fazendo nos EUA pouco mais de metade do orçamento gasto. E tirando "Seven" e "Panic Room", quase todos os seus filmes, no que a dinheiro diz respeito, ficaram aquém das expectativas que os estúdios tinham. Por isso, Fincher precisava urgentemente de um balão de oxigénio que lhe permitisse continuar de pé. Julgo que este Benjamin Button foi, nesse aspecto, uma escolha acertada.
    Talvez este sucesso (bilheteira e nomeações para os Óscares) permita agora a David Fincher escolher um projecto de que se sinta mais próximo. Eu, pelo menos, espero bem que sim.

    ReplyDelete
  5. Que os desígnios da 7ª arte conspirem a favor da tua tese!
    Eu tenho alguma dificuldade (diria mesmo congénita)em digerir os dissabores. Por isso limito-me a aguardar que este Fincher agora de barriga farta me leve ao cinema mais de uma vez para o mesmo filme, como há uns anos fez com o belo Fight Club.

    ReplyDelete
  6. Ainda nao vi. Pelas trailers ha um ano atras achei que o filme iria ser apenas mais uma bela historieta triste. Depois vieram as nomeacoes e o hyper todo 'a volta da coisa e pensei que provavelmente so ainda nao lhe tinha dado uma oportunidade justa.

    ReplyDelete

Comentários