20090216

mt. st. helens vietnam band


Oriundos de Seattle, os Mt. St. Helens Vietnam Band podem parecer, numa primeira audição mais desatenta, apenas mais uma cópia dos Strokes ou Libertines. No entanto, a sua música esconde muito mais para além dessas primeiras aparências. Na verdade, não é fácil caracterizar a sua sonoridade. Não sendo assim tão diferente de grande parte da música pop ou rock que se ouve por aí hoje em dia, a sua música surpreende a cada momento. É uma música que muda constantemente de direcção, acabando por nunca ser aquilo que poderia parecer estar a ser. Um refrão meloso de pop mais trolaró pode, de repente, dar lugar a sonoridades mais próximas de uns Led Zeppelin, para de seguida se transformar em algo que nos faz esquecer por completo o que atrás se ouviu. Do género Franz Ferdinand em Take Me Out mas sem ter nada a ver com a banda escocesa. Ou talvez até tenha. Quantas músicas podem caber numa canção? Confusos? Eu avisei que não era fácil definir. O melhor mesmo talvez seja darem-lhes uma oportunidade e ouvirem o seu disco de estreia. Atenta, se faz favor. 

7.3/10

Vietnam Space

9 comments:

  1. OUvi ontem quando ca vim... e ate gostei. Mas comeco a ter um bocado de preconceito contra as bandas de pseudo-freaks-intelectuais que acham por bem exprimir a sua "coolness" usando nomes enormes, horrorosos e impossiveis de decorar, que nao lembram ao diabo.

    ReplyDelete
  2. :) bandas de "pseudo-freaks-intelectuais"... ora aí está um bom nome para uma banda. Mas agora mais a sério, isto dos nomes é complicado, pois os nomes curtos já têm todos dono. E olha que Mt. St. Helen Vietnam Band (longe de ser brilhante e até considero um nome de quem jamais quer ter sucesso) nem é dos mais complicados de decorar. Deixo alguns nomes bem 'piores': The Moosehear Faith Stellar Groove Band ou os Acid Mothers Temple and the Melting Paraiso U.F.O.. Mas penso que te estarias a referir às várias versões dos Silver Mt. Zion ou Godspeed, certo?

    ReplyDelete
  3. Estou-me a referir a todas... ainda dos poucos nomes a que acho piada e': Death Cab for cutie.

    Quanto aos nomes pequenos estarem esgotados: discordo. A capacidade de invencao humana eh inesgotavel... nem que facam 'a tool, para inventar o nome do album do meu pseudonimo.

    Toma. por exemplo, os Beatles... so este nome de banda inspira uma infinicade deles: The Roaches, the Dogs, The Coyotes, The Ants, The Hienas, The... (sei la... alguns destes ate ja devem ate ser nomes de bandas reais!)

    E imagina agora juntar-lhes um adjectivo supimpa e tens:

    The Smelly Roaches, The Underdogs, Plastic Coyotes, Mad Ants, The Sad Hienas... etc...

    Assim de repente... misturar referencias "country" com guerras falhadas eh que me pareceu um tanto ou quanto exagerado! :)

    Bj

    ReplyDelete
  4. E logo agora que pensava falar aqui no blog do disco de Scott Pinkmountain & The Golden Bolts of Tone :)
    Eu não tenho nada contra nomes grandes... ou pequenos. Até porque tanto gosto dos Jesus And Mary Chain como dos Air. Mas em relação aos Mt. St. Helen Vietnam Band o que me desagrada no nome da banda é que este pouco ou nada parece ter a ver com a música que eles praticam. Ao ler o nome eu pensei logo numa sonoridade diferente.

    ReplyDelete
  5. obvio... country com cheirinho a platoon... aposto... eh que o da este nome horroroso. Definitivamente, nao querem ter sucesso! :D

    Olha k essas bandas que mencionas... gandas gayzolices, nao? Montanhas cor de rosa e raios de som dourados? Geezzz

    ehehhehe

    ReplyDelete
  6. Os Scott Pinkmountain & The Golden Bolts Of Tone são o nome duma banda apenas. Falei deles pois tinha-os descoberto no dia em que recebi o teu comment sobre bandas com nomes grandes. Sobre serem "gayzolas"... a música não parece e ainda não tive oportunidade de reparar bem nas letras. Mas tal como não dou muita importância ao tamanho (do nome) as orientações do artista também não me costumam incomodar. Tirando os Hidden Cameras que até têm músicas porreiras mas se começo a reparar nas letras aquilo não me diz nada.

    ReplyDelete
  7. oh I'm not a godddddddddddddd... oh I'm not a godddddddddddddd...

    eh que eu estava na brinca... eu conheco a banda (nao foi na semana passada que lancaram o album?)... e eh boa para os momentos de cortar os pulsos. Um bocadinho seca ouvir de dia, in my book, para ser franca.

    Sobre ser gayzolas, tb estava na brinca... eh forca de expressao que eu acho bue de comica e por isso uso. Se me conhecesses tinhas percebido que nao teria outra intencao :D

    ReplyDelete
  8. falaram tanto do nome da banda que nem sabem o certo. quem postou arrume pois a banda só usa VietNam, podem ver em alguns sites de informação sobre a banda:

    . http://en.wikipedia.org/wiki/VietNam_(Band)

    . http://www.myspace.com/vietnamtheband

    . http://www.lastfm.com.br/music/Vietnam

    ReplyDelete
  9. Mark: os erros, por vezes, acontecem. E desta vez... erraste!
    A banda de que eu e a AEnima aqui falámos chama-se realmente Mt. St. Helens Vietnam Band. Esse é o nome certo da banda de que falávamos.
    Podes ver em alguns sites de informação sobre a banda:

    MySpace:
    http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=99796882

    LastFM:
    http://www.last.fm/music/Mt.+St.+Helens+Vietnam+Band

    E deixo-te ainda como bónus os seguintes vídeos caso restem dúvidas:

    1) http://www.youtube.com/watch?v=ZoEXcIgx46o

    2) http://www.youtube.com/watch?v=pg12a_HFfiY

    Sem mais, e com os melhores cumprimentos da casa, volta sempre.

    ReplyDelete

Comentários