20090209

slumdog millionaire - danny boyle

Não foi tanto o olhar ingénuo e deslumbrado de Danny Boyle sobre a Índia, qual turista apressado, aquilo que mais me irritou no seu Slumdog Millionaire. Nem sequer a sua atracção pelo lado mais abjecto e degradante das cidades e da vida das personagens que nelas habitam, pois isso já ele tinha feito antes, muito antes, em Trainspotting, e dessa vez com resultados positivos. Nem tão pouco os momentos em que Boyle se esquece por completo do filme, no que ao avanço narrativo diz respeito, limitando-se a criar tapetes visuais que nem sequer chegam a ser bon(ito)s postais ilustrados, com músicas a passar na íntegra, como se de vídeoclips se tratassem.

O que me irritou verdadeiramente foi o desbaratar constante de todas as boas ideias que parecem existir no argumento. As personagens transformadas em toscas figuras caricaturais, sem qualquer profundidade ou dimensão dramática. O que me irritou profudamente foi ver Boyle a tentar esconder toda a sua incapacidade para levar a bom porto a história que tem em mãos, com uma montagem vertiginosa que raramente acrescenta seja o que for ao filme. No meio de tanta confusão de luz e sons, talvez as pessoas fiquem suficientemente distraídas e nem reparem no enorme vazio que cresce a cada minuto que passa, terá Boyle pensado. E pelos vistos conseguiu safar-se bem. Os prémios e as boas graças do público aí estão a demonstrá-lo. E isso, para ser sincero, não me deixa nem sequer um pouco irritado… apenas intrigado. 

1/5

2 comments:

  1. Nao vi... mas agora intrigada estou eu... havera algum filme de que tu gostes? (E nao vale dizer "e tudo o vento levou" ou um qualquer de cinema independente frances visto por 3 pessoas apenas)

    ReplyDelete
  2. :) AEnima, há imensos filmes de que gosto. Tenho é tido azar nas minhas últimas escolhas quando arranjo algum tempo para ir ao cinema. Mas até já escrevi aqui no blog sobre um de que gostei: A Valsa com Bashir.
    Mas, para melhor poder ilustrar os meus gostos cinéfilos, deixo aqui a minha lista dos filmes que mais gostei no ano passado:

    10 Filmes 2008

    1. Quatro Noites Com Ana, de Jerzy Skolimowski
    2. Corações, de Alain Resnais
    3. Antes Que O Diabo Saiba Que Morreste, de Sidney Lumet
    4. Este País Não É Para Velhos, de Joel e Ethan Coen
    5. Aquele Querido Mês De Agosto, de Miguel Gomes
    6. O Segredo De Um Cuzcuz, de Abdel Kechiche
    7. A Turma, de Laurent Cantet
    8. We Own The Night, de James Gray
    9. 4 Meses, 3 Semanas, 2 Dias, de Cristian Mungin
    10. Fome, de Steve McQueen

    ReplyDelete

Comentários