20090330

that ghost - young fridays

Cada vez menos são necessárias editoras discográficas para que um artista se consiga fazer ouvir. Mas, ultimamente, já nem a impossibilidade monetária de passar por um estúdio serve de desculpa para não se gravar um disco em/com boas condições. Basta a criatividade, a curiosidade e a vontade. Tudo o mais está ao alcance de qualquer um. É esse o caso do jovem Ryan Scmale que, aos 18 anos, já leva quatro discos editados com o seu projecto That Ghost. Importante é não confundir este lado caseiro com um som descuidado ou simplista. Já não se fala aqui do DIY em registo low-fi praticado por quem optava por tal solução mais por incapacidade de dominar os instrumentos ao seu dispor, do que por uma questão estética.

O mais recente Young Fridays, do ano passado, é dos discos mais frescos e viciantes que se pode ouvir por estes dias e traz consigo canções como Top Shelf, Bedside ou Friends In Quotations que mereceriam fazer parte das listas de melhores músicas de qualquer ano. As influências vão de Jesus and Mary Chain a You La Tengo passando pelos Galaxie 500. Um disco para colocar ao lado dos discos de Atlas Sound ou Lotus Plaza e para ouvir em modo repeat.

8.8/10

2 comments:

  1. Friends In Quotations é realmente viciante

    gosto das deficiências de produção
    o puto é mesmo bom !

    ReplyDelete
  2. Seguindo a tua recomendação aqui no post, fui ouvir. E re-ouvi... Disco com sangue jovem na guelra mas sem caír em previsibilidades. Concordo substancialmente com as tuas palavras ó camarada Instorm ;)

    ReplyDelete

Comentários