20090311

the wrestler - darren aronofsky

Enquanto realizadores com mais idade, como Francis Ford Coppolla (69 anos) ou David Fincher (46 anos), utilizaram maiores ou menores doses de fantasia para se debruçarem sobre a velhice nos seus últimos filmes, com Youth Without Youth e The Curious Case of Benjamin Button respectivamente, Darren Aronofsky (39 anos), em The Wrestler, opta por um olhar mais simples, honesto e sem necessidade de máscaras ou fantasias de quaisquer espécie.

A simplicidade é sempre o mais dificil de atingir em qualquer arte. Ser directo, sem rodriguinhos ou muletas. Olhar sobre o essencial o mais despido e cru possível, atingindo assim o cerne daquilo que se quer mostrar. Encurtar caminho e quebrar o máximo de barreiras entre o sentimento das personagens e a emoção a provocar no espectador. Para isso, é preciso uma escolha extremamente criteriosa daquilo que se vai mostrar. Sem informação supérflua, ou gratuita, que nada acrescenta para além de uma distracção enganadora. Nesse aspecto, The Wrestler é uma lição. E uma surpresa que nenhum dos filmes anteriores de Aronofski fazia prever. Talvez para muitos dos fãs deste realizador, que adoraram Pi ou Requiem For A Dream, este seja um filme demasiado vazio, por não conter praticamente nenhum dos ingredientes que tornavam únicos esses seus filmes anteriores: uma montagem (hip hop editing?!) que muito devia a uma cultura aprendida por muitas horas de visionamento da antiga MTV; ou socorrendo-se a teorias rebuscadas, no caso de Pi, que faziam qualquer um parecer mais inteligente apenas pelo facto de as estar a ouvir, mesmo que delas não conseguisse aprender nada. No entanto, este terá sido certamente o filme que Darren Aronofsky mais dificuldades teve em realizar. Mas é também o seu filme mais desarmante. Infelizmente, já quase não se fazem filmes assim. Felizmente, existe este.

4,5/5 

4 comments:

  1. Já tinha saudades de concordar contigo, rapaz.

    ReplyDelete
  2. Mais uma vez, ainda nao vi (nao vi nenhum desses dos oscars). Mas de todos eh o que tenho mais curiosidade, ate porque gosto muito dos anteriores. Um dia destes tenho que comecar a ver a levada de oscars deste ano... a ver se comeco por este!

    **

    ReplyDelete
  3. Um filme perfeito!
    Dramas pessoais relatados simplesmente mas com uma profundidade incomodativa!
    Amei o filme!
    O Sr. outrora bomzão devia ter levado a estatueta para casa...

    ReplyDelete

Comentários